aprovada-lei-criacao-carteirinha-maconha-medicinal

Goiânia cria Carteirinha para Pacientes Medicinais de Maconha

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou a criação da Carteira de Identificação para Pacientes de Maconha Medicinal Medicinal. Essa iniciativa marca um avanço no reconhecimento do uso terapêutico da maconha.
Compartilhe:

A Câmara Municipal de Goiânia aprovou a criação da carteira de identificação para pacientes que utilizam maconha medicinal, que se integra ao Programa Municipal de Cannabis Medicinal.

A importância da Carteirinha

A Carteirinha de Paciente para Uso Terapêutico de Maconha, emitida gratuitamente pela Prefeitura, representa um avanço significativo na garantia de acesso à saúde e bem-estar de indivíduos que necessitam da maconha medicinal como parte de seu tratamento. Mais do que um simples documento de identificação, a carteirinha desempenha um papel crucial na facilitação e regulamentação do uso terapêutico, buscando minimizar os entraves burocráticos e estigmas associados à planta.

A identificação inequívoca do paciente, propiciada pela carteirinha, é de fundamental importância. Ela serve como um comprovante legal incontestável do uso terapêutico da maconha, protegendo o paciente de potenciais problemas legais decorrentes da posse e utilização da substância.

A integração da carteirinha ao Sistema Único de Saúde (SUS) é um passo estratégico para garantir o acesso equitativo à maconha medicinal. O projeto possibilitará a articulação entre a Prefeitura e o SUS, o o que pode tornar o processo de obtenção da medicação mais simplificado e eficiente. Idealmente, a carteirinha funcionará como um elo de comunicação entre o paciente, seu médico prescritor, as farmácias do SUS e os órgãos responsáveis pela regulamentação da cannabis medicinal.

A implementação bem sucedida desse sistema depende da capacitação profissional dos agentes de saúde envolvidos, da disponibilização de informações claras e acessíveis à população e do constante monitoramento para garantir a eficácia e a transparência do processo. A longo prazo, espera-se que a carteirinha contribua para a construção de um modelo de saúde mais inclusivo e eficiente, que reconheça a cannabis medicinal como uma ferramenta terapêutica válida e assegure seu acesso seguro e responsável àqueles que dela necessitam.

Os critérios para obtenção da carteirinha são:

      1. prescrição por profissional médico legalmente habilitado, a qual deve conter obrigatoriamente o nome do paciente e do medicamento, a posologia, o quantitativo necessário, o tempo de tratamento

      1.   laudo médico, contendo a descrição do caso, a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID da doença, jusficativa para a utilização do medicamento indicado, podendo este laudo ser  substituído por autorização administrativa da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA);

    A carteirinha complementa o Projeto de Distribuição de Medicamentos a base de Maconha no Sistema Único de Saúde de Goiânia, que foi uma das cidades pioneiras na distribuição gratuita destes medicamentos.

    Nela vão constar dados como o médico responsável pelo tratamento e o registro na ANVISA. A carteirinha vai se integrar ao Programa Municipal de Uso de Cannabis, e a Prefeitura através da Secretaria Municipal de Saúde, irá definir os procedimentos de emissão e renovação da carteirinha, bem como as medidas de segurança para evitar falsificações.

    Sobre o Projeto

    O Projeto de autoria do vereador Lucas Kitão, havia sofrido veto integral pela prefeitura, em junho de 2024, ou seja, não foi aprovada pelo Prefeito Rogerio Cruz. Porém ao retornar a Câmara Municipal, os parlamentares derrubaram o veto do prefeito, sendo aprovado por unanimidade na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no Plenário da Casa.

    A  lei 11.273 de 2024, foi promulgada no dia 06/12/2024, entrando imediatamente em vigor.

    Sobre a prescrição Medicinal de Maconha

    Lembre-se maconha ainda é um tabu, alvo de preconceito e desinformação. O uso da Maconha só é Legalizado para uso medicinal no Brasil Consulte um médico para te auxiliar no processo de prescrição.

    Vamos lutar para que todos tenhamos acesso à planta e existam menos entraves para os usos da Maconha?

    Para saber mais sobre a cannabis medicinal e participar da luta pela legalização:

    Participe das Marchas da Maconha e das atividades do Coletivo Mente Sativa, inscreva-se em nossa newsletter, entre em contato conosco!

    Documentos Importantes:

    Programa Municipal de uso da cannabis para fins medicinais (Lei nº 10.611, DE 14 de abril de 2021

    Carteirinha de Identificação para Pacientes de Cannabis Medicinal (Lei nº 11.273, de 18 de novembro de 2024

    Autores

    • Felipe Matos

      Advogado, Militante Antiproibicionista, percussionista e Desenvolvedor Web.

    • caipirafuturista

      🎥🧱🕸️ •é nave, navio e trem •antiproibicionista . @caipirafuturista @astronauta.pirata @barro.candomba

    Deixe seu comentário para sabermos o que achou da publicação:

    Deixe uma resposta

    Deixe um comentário

    Publicações Mente Sativa
    Publicações Online do Coletivo Mente Sativa
    Marchadamaconha23062024 175
    Marcha da Maconha Goiânia 2024
    Marcha da Maconha Goiânia 2024: luta pela legalização da cannabis em Goiânia. Ação reuniu milhares, promovendo...
    aprovada-lei-criacao-carteirinha-maconha-medicinal
    Goiânia cria Carteirinha para Pacientes Medicinais de Maconha
    A Câmara Municipal de Goiânia aprovou a criação da Carteira de Identificação para Pacientes de Maconha...
    marcha2011__2a92702968_o-scaled
    Marcha da Maconha Goiânia 2011
    Você sabia que Goiânia foi uma das primeiras cidades a realizar uma Marcha da Maconha? Sabia que grande...
    artigo28-santaganja420
    Artigo 28 - O documentário que questiona o preconceito e o acesso à cannabis no Brasil!
    Assista agora o Documentário "Artigo 28" -O filme discute as formas de acesso à planta sem violência...
    mente-sativa-apoia-6x1
    Mente Sativa na luta contra a "escravidão moderna": 6x1 não!
    No Coletivo Mente Sativa, acreditamos que o trabalho não deve ser o centro da vida, e sim apenas uma...
    1 2 3
    Voltar ao topo